Resenha: Teto para Dois, de Beth O’Leary — Livro e Série da Paramount

 Resenha: Teto para Dois, de Beth O’Leary — Livro e Série da Paramount







Resenha sem spoilers de Teto para Dois, comédia romântica de Beth O’Leary que virou série na Paramount:

Para aqueles que já se viram encurralados e desesperados por qualquer solução que resolvesse seus problemas de forma imediata, talvez você se identifique com este livro;


Se você acabou de sair da casa dos pais ou deseja isso o mais cedo possível, também irá se identificar;


Se terminou recentemente um relacionamento que não lhe fazia bem, também pode ser sobre você;


Se por acaso deseja tirar seu irmão preso inocentemente da cadeia… bom, aí no caso você é o Michael Scofield ou a própria inspiração da autora.


Neste texto você encontrará uma resenha sem spoilers sobre o que se trata o livro que foi adaptado para série pelo estúdio Paramount, estou falando de Teto para Dois, da autora Beth O’Leary.


Enredo de Teto para Dois — Beth O’Leary

O livro Teto para Dois, da autora Beth O’Leary, é uma comédia romântica contemporânea que parte de uma premissa bem inusitada: duas pessoas que nunca se conheceram dividem o mesmo apartamento — e até a mesma cama —, mas em horários diferentes.

Tiffy, que acabou de sair de um relacionamento complicado e precisa de um lugar barato para morar, aceita o anúncio de Leon, um enfermeiro que trabalha no turno da noite e passa os fins de semana fora. Ele usa a cama durante o dia, ela à noite.

A comunicação entre eles começa através de bilhetes colados pela casa, e, aos poucos, essa troca simples vai revelando afinidades, histórias pessoais e sentimentos.

A trama fala de recomeços, amizade, confiança e amor, mas também aborda temas mais profundos como relacionamentos abusivos e traumas, tudo de forma leve, bem-humorada e com personagens carismáticos.

Teto para Dois: Resenha do Livro de Beth O’Leary

Vamos lá. Teto para Dois foi minha última leitura, então está fresca em minha mente e coração. Simplesmente foi um livro muito fácil e divertido de ler.


A escrita de Beth O’Leary alterna os capítulos na visão de cada personagem, e essa estratégia funciona muito bem, já que por grande parte da narrativa os dois não se conhecem pessoalmente.


Tiffy é uma personagem extremamente carismática; quando você a conhece, as suas esquisitices são muito realçadas, porém sua personalidade forte, amiga e divertida é logo aparente e se torna impossível não gostar dela, e, assim, despertar em nós o desejo de sermos mais nós mesmo sem medo.


imagem por pinterest


Leon, por outro lado, é um cara bacana porém tímido e retraído. O mundo de Tiffy domina a história, não dá para negar, porém não chega a ser desgastante acompanhar Leon, só é mais pacato mesmo.


Os post-its chegam de forma natural, junto com a amizade que brota entre eles e transforma em algo maior. Toda a forma como a autora encaminha o desenrolar realmente parece natural e apaixonante de acompanhar.


Se gosta de romances leves, talvez curta minha resenha de 'Em Outra Vida, Talvez?


Ser cercada pelo núcleo de amizades da Tiffy também é uma experiência à parte, pois no fim Teto para Dois também é fortemente marcado pela força da amizade. Cada um é bem diferente, e mesmo assim a energia flui e por um momento nós acreditamos fazer parte do grupinho.


Outro ponto muito interessante também é que Tiffy está vivendo o fim de um relacionamento abusivo, que ela ainda não reconhece desta forma.


A autora Beth O’Leary tratou de forma bem sensível este tópico, mostrando uma superação extremamente gradual e com altos e baixos, como é na vida também, né?


Apesar de todas as coincidências típicas de uma comédia romântica, Teto para Dois conquista pelo carisma dos personagens e pela leveza da narrativa.



Adaptação de Teto para Dois como série para a TV


Não tive a oportunidade de assistir a adaptação, então resolvi resumir aqui o que está sendo falado nas redes:


Com roteiro de Rose Lewenstein e direção de Peter Cattaneo, Teto para Dois foi adaptada como uma minissérie de seis episódios — o formato ideal para manter a história leve, divertida e fiel ao original.


O elenco é composto por Jessica Brown Findlay (Uma beleza fantástica) como Tiffy e Anthony Welsh (The Great) como Leon. Também participam Shaq B. Grant como o irmão de Leon, Richie; Bart Edwards como o ex de Tiffy; e Shaniqua Okwok e Jonah Hauer-King, como seus amigos Maia e Mo. O que o público e críticos falaram?

Pontos positivos:

  • Manteve o charme dos post-its: a série manteve o charme dos post-its e a dinâmica romântica entre os protagonistas;

  • Ambientação agradável: ambientação e o clima colaboram com o estilo cativante da história, agradando quem busca um romance delicado.

Críticas que surgiram:

  • Menos profundidade nos personagens: quem leu o livro sentiu falta da profundidade que Beth O’Leary trouxe: a adaptação para série teria simplificado personagens e apagado algumas camadas emocionais fundamentais.

  • Diferenças que afastam fãs do livro: na avaliação do site The C.A.R.O, embora charmosa, a série teria “muitos furos”, protagonistas pouco brilhantes e diferenças que assustam quem ama o livro.

  • No AdoroCinema e IMDb, feedbacks de espectadores variam: há quem a veja como diversão leve — mas também quem critique a perda da essência romântica e feminina que estava no livro.

Vale a pena ler Teto para Dois? Opinião sem spoilers

No geral, eu senti que Beth O’Leary trouxe com maestria comédia, autenticidade, emoção, realidade e muito romancinho - tudo que queremos em uma comédia romântica! É possível ler sentindo que realmente está acompanhando uma série/filme, e se envolver 200% na história.


Se você busca uma leitura leve e densa na medida certa, Teto para dois é a indicação perfeita.


Espero ter te ajudado através desta resenha! Caso já tenha lido Teto para Dois, deixe aqui sua opinião, e caso ainda não tenha, não espere mais e só vá!


E você, já leu Teto para Dois ou viu a série? Conta aqui nos comentários o que achou!


Comentários

Postagens mais visitadas